Osteoporose: Uma doença que não acomete somente idosos
A osteoporose era uma doença popularmente conhecida por acometer pacientes idosos. Era associada principalmente a mulheres, e quando a doença se manifestava elas ficavam com a coluna muito curvada ou simplesmente não pudiam mais andar. Atualmente cerca de 20 milhões de mulheres americanas sofrem de osteoporose, porém 80% não sabe. A osteoporose é uma condição crônica e progressiva que "rouba osso do corpo" (ou em termos mais claros, a produção óssea se reduz por diversos motivos, fazendo com que o osso fique menos denso e mais frágil).
Esta condição pode levar a fraturas, principalmente na região do quadril, coluna e punhos.Os idosos podem sofrer de incapacidade ou até mesmo sofrerem complicações que levem a morte devido a estas fraturas. De forma alarmante, uma em cada duas mulheres e um em cada 8 homens vão sofrer uma fratura relacionada a osteoporose em sua vida.
Muitas pessoas confundem artrite com osteoporose e esperam por inchaço e desconforto nas articulações antes de procurar um médico. A osteoporose é assintomática e indolor até que ocorra uma fratura. E importante descobrir como estão seus ossos agora, e se necessário ajustar seu estilo de vida para evitar o progresso da doença. A American Chiropratic Assosiation recomenda as seguintes dicas para manter seus ossos saudávies, livres de osteoporose:
- Iniciar um programa de exercícios regular. Andar, pular corda, correr, praticar esportes de raquete, natação e aeróbica. Todos estes são bastante eficazes na redução do risco de osteoporose. A atividade deverá ser realizada por pelo menos 20 minutos, três vezes por semana.
- Embora exercícios de musculação são geralmente recomendadas, a National Osteoporosis Foundation diz que aqueles que sofrem de osteoporose devem consultar seu médico antes de iniciar um programa de levantamento de peso, porque a tensão excessiva sobre os ossos pode resultar em lesões ou fraturas.
- Aqueles com osteoporose severa e que sofreram fraturas podem praticarTai Chi, uma forma de artes marciais, podendo ser uma alternativa de atividade física.
- Pessoas que sofrem de osteoporose devem ter cuidado ao flexionar o corpo(inclinar-se para frente) e levantar objetos pesados.
- Certifique-se de incluir cálcio em sua dieta diária. O Instituto Nacional de recomendações de saúde são 1.000 mg / dia para mulheres pós-menopausa que tomam estrogênio, 1.500 mg / dia para mulheres na pós-menopausa que não tomam estrogênio, e 1.500 mg / dia para homens e mulheres com mais de 65 anos de idade.
- Procure um médico e pergunte sobre a necessidade de utilizar um suplemento de cálcio em sua alimentação. O médico verificará a necessidade conforme sua alimentação, histórico familiar e estilo de vida. Pode haver também a necessidade de ingerir outros suplementos que auxiliam na absorção de cálcio.
- Uma dieta saudável e balanceada, incluindo legumes frescos, frutas, nozes e sementes. São boas fontes de cálcio: brócolis, couve, couve, repolho, nabo, tofu(queijo de soja), salmão, sardinha, cereais, leitas desnatados e iogurtes.(Um copo de leite desnatado e uma xícara de iogurte adicionar 600 mg de cálcio em sua dieta diária.)
- Beba de 8 oito copos de água por dia (chás de ervas, sucos e café não são um substituto para a água.) Evite cafeína, refrigerantes, bebidas alcólicas, produtos de panificação e junk food.
- Cuidado com o consumo de proteína animal.
Converse com seu quiropraxista sobre maneiras de melhorar a saúde dos seus ossos. Quiropraxistas graduados são treinados para tratar pacientes de todas as idades e podem ajudar pessoas que sofrem de osteoporose a levar vidas mais saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário