domingo, 18 de março de 2012

Técnicas complementares ART- Active Release Technique

A melhor tradução da técnica seria: Técnica de liberação ativa. A técnica baseia-se em um diagnóstico detalhado das fibras musculares da região onde o paciente tem dor. Nesta avaliação o Quiropraxista procura por pequenos pontos de tensão, contraturas ou fibroses, que se formam naturalmente de acordo com a rotina do paciente. No tratamento o paciente fará movimentos específicos orientados pelo quiopraxista que aplicará pressões sutis normalmente com os polegares. Há um protocolo detalhado com mais de 500 movimentos específicos para cada condição e para cada regição do corpo.
A técnica tem função complementar ao tratamento quiroprático. O principio é bem simples, se a musculatura daquela região está com problemas os ajustes tornam-se menos eficazes, logo a utilização de técnicas que recuperam a musculatura faz-se necessária.
O tratamento é bastante efetivo em casos de : Dores de cabeça, dor nas costas, síndrome do túnel do carpo, dor no ombro, dor ciática, fasciíte plantar, problemas no joelho e cotovelo de tenista (epicondilite) Muitos destes problemas são resolvidos de forma rápida e permanente.
O uso excessivo de musculaturas específicas faz com que o organismo produza grandes quantidades de tecido cicatricial. Este tecido dificulta o movimento de outros grupos musculares próximos, gerando mais esforço e mais tecido cicatricial, tornando a musculatura muito densa, porém encurtada e fraca. Nos tendões a tensão aumenta, aumentando a chance de surgir uma tendinite. Existem nervos que passam entre os músculos nervos podem ficar comprimidos, podendo gerar dores locais, formigamento e dormência. Estudos comprovam inclusive que alguns casos de ciatalgia estão diretamente relacionado com a com a condição inadequada de um músculo chamado piriforme.

Um pouco de história:
A técnica foi desenvolvida e patenteada por Michael Leahy, DC, CCSP. Dr. Leahy percebeu que grande parte de seus pacientes apresentava sintomas relacionados a mudanças no tecido mole (músculos, tendões, fáscias, capsulas articulares) que podiam ser sentidas com a mão.Dr. Leahy atendia muitos atletas e obteve resultados positivos em mais de 90 % dos casos, fazendo com que ao longo do tempo aprimorasse a técnica. 
A técnica é amplamente utilizada em competições de longa duração como IRONMAN, foi bastante utilizada nas ultimas olimpíadas e também é utilizada em alguns grandes clubes de futebol, porém não há restriçoes de uso da técnica, que pode ser utilizada em qualquer paciente, de acordo com a sua necessidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário