segunda-feira, 21 de maio de 2012

Estalar as articulações faz mal?

      No texto anterior encontra-se a explicação de como ocorre os estalos nas articulações, embora ocorram com certa frequencia em muitas pessoas os estalos que ocorrem durante movimento não tem um significado clínico muito específico.
        Podem determinar que o paciente tem instabilidade na articulação, ou seja, os ligamentos daquela articulação não estão estabilizando-a como deveriam, permitindo movimento excessivo, assim sobrecarregando a capsula articular, também há a possibilidade da articulação estar mal posicionada (subluxada) e a cada movimento haja pressão em determinado ponto da capsula.
     Os estalos, ou cavitações devem ser evitadas, principalmente quando o movimento é forçado, deve-se evitar movimentos com tração ou rotação para induzir as cavitações pois estes geram cada vez mais instabilidade e não reposicionarão as articulações corretamente. No momento destes estalos há um alívio momentâneo pois a musculatura se alonga e a pressão na capsula articular diminui por alguns instantes, mas não é efetivo já que as causas não são corrigidas.
       Nos ajustes quiropráticos também há cavitação, porém a grande diferença é que nos movimentos que o Quiropraxista realiza não é empregada grande força e há um mínimo de stress nos tecidos. O procedimento é realizado no local específico do problema, corrigindo somente a articulação afetada. Também é avaliada a instabilidade da região através da avaliação biomecânica da articulação, pois nestes casos o procedimento deve ser realizado de maneira diferente.
          Quando se sente esta necessidade de estalar frequentemente alguma região do corpo é sinal que há algo errado com aquela região, logo deve-se encontrar a causa do problema, se instabilidade, mau posicionamento, entre outros, logo é necessário investigar o problema.
          Acima de tudo o mais importante é evitar realizar movimentos com o intuito de se auto-estalar pois a longo prazo poderá gerar problemas a sua saúde, porém quando isto ocorre em um movimento normal deve-se investigar a causa e procurar corrigi-la para evitar que o problema se agrave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário