sábado, 14 de dezembro de 2013

Corridas e caminhadas, como praticar com segurança

Nesta época do ano muita gente inicia a prática de atividade física. A primeira opção para sair do sedentarismo é a caminhada, os mais bem preparados fisicamente podem experimentar a corrida. As duas modalidades apresentam vários benefícios à saúde, porém é importante tomar alguns cuidados para evitar lesões durante a prática.
A caminhada tem baixo risco de lesões articulares, desde que seja observada a condição física de cada um. A atividade deve ser feita gradualmente. Na fase inicial é importante que a prática aconteça em terrenos planos (subidas e descidas geram maior sobrecarga nas articulações).
Na corrida há um risco de lesão um pouco maior que a caminhada, porém os riscos podem ser minimizados com uma preparação física adequada. É importante fazer reforço da musculatura de membros inferiores bem
como uma preparação cardiorespiratória adequada. No início da prática também é importante que o terreno seja plano. As lesões mais comuns na prática dessa atividade são contraturas/estiramentos musculares e entorses.
Calçados: Recomenda-se um calçado leve e confortável, que se adapte ao nível de preparação de cada um. Para caminhadas leves um calçado com sistema de amortecimento simples é suficiente, já para os corredores, o calçado deverá se adaptar ao tipo de pisada e a forma como o atleta desenvolve as passadas. Pessoas com sobrepeso devem optar por calçados com melhor sistema de amortecimento.
O impacto que ocorre durante a caminhada e a corrida, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um fator estimulante para a produção de cálcio nos ossos, e o movimento estimula a produção de líquido sinovial, lubrificando a articulação e prevenindo o ressecamento e desgaste articular.
Boa parte dos problemas de coluna não impede a prática de nenhuma das modalidades, desde que seja feita uma boa preparação física. Deve-se começar a atividade de maneira leve, respeitando os limites do próprio corpo. Dores musculares após a realização de qualquer atividade física são normais, principalmente em pessoas que costumam se movimentar pouco, porém essas dores não devem durar mais que dois ou três dias.
Para prevenção de lesões é fundamental verificar se não há nenhuma alteração biomecânica na região lombar, pélvica, quadril, joelhos e tornozelos. Para esta avaliação é importante procurar seu quiropraxista. Dor nessas articulações durante ou após a prática de atividade são sinais de que algo está errado e investigações devem ser realizadas.
As duas atividades devem ser evitadas quando existir um quadro de dor intensa. Vale ainda lembrar que em ambas as modalidades é fundamental manter uma boa alimentação e hidratação.
Seja através de caminhadas, corridas ou qualquer outra forma de atividade física, o importante é se manter em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário