sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Obesidade e sobrepeso X Problemas articulares

Pesquisas apresentadas recentemente pelo Ministério da Saúde advertem que mais da metade da população brasileira acima de 18 anos apresenta excesso de peso. Dentre as doenças mais comuns associadas à obesidade estão: colesterol elevado, diabetes, problemas cardíacos, redução da imunidade (em casos mais severos) e problemas articulares.
No perfil do paciente obeso, normalmente observa-se o conjunto de sedentarismo e má alimentação. Estes dois fatores associados podem gerar problemas nas articulações, devido a pouca movimentação e deficiência de vitaminas importantes na manutenção da saúde articular.
As regiões mais comumente afetadas são a coluna, o quadril e o joelho, pois são as articulações que suportam o peso do corpo. Quando ocorre excesso de carga na articulação é preciso maior esforço da musculatura para estabilizar a região, e a cartilagem existente entre os ossos fica comprimida e não consegue obter hidratação, o que ocasiona processos degenerativos ao longo do tempo.
O aumento de peso ocasiona também alterações de postura (quanto maior o sobrepeso maior a alteração) principalmente nas curvaturas da coluna. Isso ocorre como uma tentativa do corpo distribuir melhor a carga em excesso logo, então além de sobrecarregar as articulações devido ao sobrepeso, também ocorre uma alteração biomecânica na utilização destas articulações.
Mesmo não sentindo dor nas articulações é importante consultar seu quiropraxista para que ele avalie se há alguma disfunção biomecânica ou sobrecarga nas articulações, pois se houver, provavelmente irá gerar algum tipo de lesão, e quanto mais tempo levamos para buscar tratamento, mais a lesão se agrava. Com o tratamento quiroprático é possível corrigir as alterações biomecânicas e minimizar seus efeitos, permitindo uma melhor qualidade de vida, porém é indispensável introduzir um tratamento específico para a obesidade, que deverá ser administrado  por um conjunto de profissionais da saúde.
As curvaturas de nossa coluna sofrem alterações devido ao aumento de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário